top of page
Roteiros de viagem, diário de bordo, viagem chile, viagem uruguai, viagem argentina, trip, road trip, trippers, uma road trip pela america do sul

Já maduros e com uma ótima vivência de estrada e acampamentos, resolvemos atualizar (e muito) a nossa antiga lista de 5 itens indispensáveis em uma road trip. O update faz com que ela receba o nome de 15 itens indispensáveis em uma road trip, com relatos de experiências que tivemos ao longo desse tempo de viagem, e nos fizeram inserí-los nessa lista mais do que louca. Aí vão:

 

1 - Kit de ferramentas: não precisa ser um kit profissional, mas tendo  itens básicos como chaves de fenda, phillips e de boca, martelo, pregos e parafusos, cordas e  fita isolante já é ótimo. Alguns desses itens foram fundamentais ao armar nossos acampamentos, e serão detalhados a seguir:

 

1.1 Chave phillips: Em Punta del Leste tivemos que fazer alguns reparos em uma de nossas extensões, e se não tivéssemos uma dessas chaves, isso ficaria inviável, consequência: não teríamos energia elétrica durante nossa estada.

 

1.2 Martelo: Muitos campings em que ficamos tinham o solo muito duro e pedregoso, o que dificultava pra caramba no momento de colocarmos as estacas que fixam a barraca ao chão, mas utilizando o martelo não precisamos esquentar muito a cabeça.

 

1.3 Cordas: Alguns utilizam como varal, mas também é item fundamental para fixar as lonas que servem como telhado ou paredes laterais do acampamento. Já as cordas elásticas com ganchos podem servir  para fixar alguns itens dentro do carro, criar um mini-varal-instantâneo ou simplesmente servir de suporte para as roupas durante o banho (muitos banheiros de campings não contam com os ganchos para as roupas). Se aparentemente não vais precisar de uma corda em seu próximo acampamento: repense, porque chegará o momento em que ela será necessária.

 

1.4 Fita isolante: Pode não parecer o item mais importante do kit de ferramentas, mas além  de ser ótima para reparar alguns imprevistos em extensões ou fios de carregadores, nos  salvou em nosso hostel de Buenos Aires, que estava com o cano do chuveiro quebrado, e rapidamente foi consertado por nossa incrível fita isolante vermelha.

 

2 - Lonas: Antes de pegarmos a estrada, conferimos as medidas de nossa barraca e fizemos um estoque de lonas. Pra gente, a principal funcionalidade é criar uma base por debaixo da barraca, pois o solo de muitos campings é bastante  humido (além de protegermos a base de sugeira e insetos, temos uma pequena área-quintal em frente a barraca e maior proteção da humidade em dias de chuva).  Nossa lonas não são muito grossas e já quebram um grande galho, mas uma dica é utilizar materiais similares às lonas utilizadas por caminhoneiros, que além de base para barraca, são bastante utilizadas para construir áreas cobertas nos arredores da barraca, algo excelente em dias de chuva ou muito humidos. Por fim,  as lonas são uma ótima opção para envelopar a barraca em caso de tempestade.

 

3 - Extensões: Essas sim quebram muito o galho e nos livram de muitos perrengues. O ideal é ter uma de pelo menos 5 metros (os postes de energia muitas vezes não ficam tão perto de sua barraca), mas extensões menores são um complemento muito importante. Outra dica é que não somente seja uma extensão, mas uma régua com diversas entradas (geralmente utilizamos pelo menos 4 entradas ao mesmo tempo: computadores, carregadores das câmeras e fogareiro/jarra elétrica). É bem importante verificar se os fios estão expostos em algum local, caso estejam: fita isolante neles! (só assim para ficar mais tranquilo nos dias de chuva).

 

4 - Adaptadores: Não adiantariam as extensões sem esse item tão importante. Na américa do sul, em cada país temos um padrão diferente, e isso pode te deixar sem luz durante a noite. Se não conseguir comprar antes da viagem, pare no primeiro centro comercial antes de armar o acampamento (ou tenha sorte como nós e ache debaixo da cama de seu hostel em Buenos Aires).

 

5 - Recepientes térmicos: Esse é mais um tópico que merece ser dividido entre itens:

 

5.1 Galõe/garrafas/copos térmicos: De última hora, ganhamos um dos presentes mais úteis de nossas vidas: um galão térmico de  5 litros. A pouca água gelada que tomamos foi graças à ele (mas se você costuma tomar mais líquidos quentes, não tem problema: ele conserva temperaturas quentes e frias).

 

5.2 Caixas/Bolsas e geladeiras: Nossa meta (inviabilizada pela verba) era contarmos com uma pequena geladeira portátil (dica: caso vá comprar uma, opte pelas 12w-220w, para que possa utilizá-la tanto no carro, quanto no camping), mas também por questões de espaço, acabamos seguindo viagem com nossa singela bolsa térmica, e ela, dentro de suas restrições, nos salvou em algumas situações. Geralmente mantemos  refrigerados alguns enlatados, salsichas e legumes abertos, além de pão, café, doce de leite e outros condimentos. Se sobrar um espaçinho em seu carro: não pense duas vezes.

 

6 - Cadeiras e mesas dobráveis: Além de consumirem pouquíssimo espaço, são muito úteis em diversos campings que não possuem mesas e bancos próximas às àreas de acampamento (ou quando são tão pequenas que quase se tornam inutilizáveis). Também muito confortáveis, são itens de baixo custo e longa durabilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7 - Bagageiro de teto: Como nosso carro não era dos maiores e passaríamos bastante tempo na estrada enfrentando diferentes condições climáticas (o que aumenta a quantidade de roupas e bagagens), desde o início sabíamos que um bagageiro iria liberar muito espaço do interior do carro. Ele é nosso depósito de toalhas, lençóis, cobertores, forros de cama, travesseiros e uma mala de mão com todos os casacos para frio/neve (a capacidade é de 280 litros, o que bota inveja em muito porta malas por aí).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8 - Barraca: Uma ótima forma de viajar de maneira econômica é ficar em campings e aproveitar os free camps ao longo da estrada. Mas um checklist precisa ser feito antes de comprar a sua barraca: Qual o destino da trip? Quais as condições climáticas? É uma região de muita chuva, neve ou vento? Todos esses fatores precisam ser colocados bem à frente da condição preço, pois é no custo benefício que dores de cabeça são deixadas de lado. O que muita gente não sabe é que a impermeabilidade das barracas é medida por sua Coluna d’água,  que varia de 300 a 3000mm. Para não ter problemas com a chuva, o ideal é contar com uma barraca com isolamento acima dos 1500mm, e sempre vale se lembrar que uma barraca nunca será um custo ou gasto, mas sim: um investimento.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9 - Saco de Dormir: Esse é um item quase indispensável nas trips mais longas (principalmente em lugares/épocas do ano mais frias). O principal motivo é o pouco espaço que ocupa, comparado a outros tipos de colchões e cobertores, além de, em muitos casos, cumprir ainda melhor a função térmica. Mas assim como as barracas, é preciso prestar atenção no momento da compra, pois cada modelo possui uma capacidade térmica distinta. Pesquise sobre seu destino e compre o modelo mais adequado às condições climáticas do local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

10 - Colchões/Colchonetes: Quem pensa que viver acampando não é uma prática que pode ser confortável, é porque não foi bem preparado para sua trip. As opção são diversas, mas com base em nossas experiências pela América do Sul, percebemos que um colchonete isolante térmico pode fazer toda a diferença em áreas úmidas e congelantes. De carro, outra opção é improvisar colchonetes finos (normalmente encontrados em sofás-cama), eles transformam solos uniformes e repletos de pedras em camas super confortáveis, e podem ser dobrados e facilmente alocados dentro do veículo (nós não curtimos muito os colchões infláveis, mas são outra opção portátil e que consome pouqíssimo espaço na bagagem). 

 

11 - Lanternas: É difícil se imaginar em uma noite de acampamento selvagem e não contar com uma lanterna entre os itens da expedição. Mas as utilidades das lanternas não se restringem apenas às áreas de camping não estruturadas, mas sim a qualquer momento outdoot pós-pôr-do-sol: seja para iluminar uma caminhada até os banheiros, tornar mais fácil o momento de preparar uma janta ou organizar a barraca antes de dormir. Além disso, para quem curte fotografar, são itens que podem fazer uma diferença muito grande na iluminação de lugares escuros durante fotografias de longa exposição. Os modelos de lanterna são diversos, mas indicamos pelo menos dois: a lanterna tocha (de mão), recarregável e com longa durabilidade de bateria e uma lanterna de cabeça, ideal para cozinhar e fazer caminhadas noturnas.  

 

12 - Fogareiros: Para quem vai fazer uma viagem mais longa, com o dinheiro contado, é interessante ter como cozinhar pelo menos  uma refeição do dia, o que gera muita economia. Nosso kit conta com 2 fogareiros, um deles é elétrico e tem duas bocas (ideal para os campings com acesso fácil à energia elétrica, possibilitando uma economia de gás butano). E o outro é companheiro de muitas viagens: um fogareiro portátil a gás, com apenas uma boca, que serve para momentos em que não temos eletricidade ou estamos longe dela (o refil de gás butano é facilmente encontrado em supermercados e lojas de outdoor e aventura, e seu custo é relativamente baixo).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12 - Kit Cozinha: Muitas marcas de outdoor contam com kits completos de utensílios de cozinha (panela, frigideira, chaleira/leiteira, marmitex). Dependendo do seu tempo na estrada ou local de destino, são indispensáveis. O principal diferencial de um kit de cozinha para camping são os cabos das panelas que, por serem dobráveis, ocupam menos espaço e deixam a mochila/bagagem mais compacta, além de serem ótimos recipientes para armazerar as sobras de comida nos campings que contam com geladeira. Como a maioria dos fogareiros é de apenas uma boca, não acabe exagerando no número de panelas, o segredo é adaptar as receitas durante suas aventuras.

 

12.1 - Miojo: Se você é adépto, não deixe de levar um estoque, pois nos demais países da América do Sul quase não é possível encontrar o macarrão istantâneo mais-querido-do-mundo nos supermercados (ou é muito caro, com preços que beiram os R$3). Se estiver de carro, não pense duas vezes: invista um pouco do espaço das bagagens para uma caixa-estoque, a economia virá lá na frente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14 - GPS / Mapas: Para quem vai de carro, o GPS é um item essencial. Para aqueles que vão pegar alguma trilha ou simplesmente perambular por grandes centros, é sempre bom ter um mapa pequeno da cidade ou dos lugares a serem visitados, no mínimo para saber perguntar como chegar até lá (grande parte dos Centros de Informações Turísticas da América do Sul disponibilizam um mapa da cidade com seus principais atrativos turísticos). Imprimir um mapa traçado com os destinos turísticos do Google também vale. Quando você está perdido, qualquer tipo de mapa pode ser a única pista de como voltar para casa, e rotas alternativas muitas vezes são necessárias em momentos off-line, então um mapa de bolso pode te manter na estrada por mais algumas horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14.1 iOverlander: Como alguns destinos não planejados vão aparecendo ao longo da trip, uma ótima solução para encontrar campings e áreas de acampamento selvagem é o aplicativo iOvelander, que conta com uma base de acampamentos, lavanderias, estações de serviços e oficinas mecânicas cadastradas e avaliadas por viajantes de todo o mundo (boa parte das informações são em inglês), e o mapa pode ser acessado mesmo off-line, bastando deixá-lo carregado em seu último acesso à internet. Para conhecer um pouquinho mais sobre o aplicativo, acesse: www.ioverlander.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

15 - Equipamento fotográfico: O impulso de querer registar todos os lugares diferentes que você está visitando é quase impossível de controlar. Hoje em dia tudo ficou mais fácil e compacto: GoPros e Smartphones ocupam o espaço dos cliques analógicos e digitais do passado. Não importa qual for o seu equipamento: registe! Já sobre o que levamos em nossas aventuras, fizemos um post detalhado com todas as especificações e algumas dicas para sua próxima trip: clique aqui.

#9 O que levar em uma road trip?

Ceci e Pedro.

Unidos venceremos. E como somos dois viajantes-viajões, escrevemos juntos para unificar nossos pensamentos. Dividimos o teclado e os pratos de macarrão.

Roteiros de viagem, diário de bordo, viagem chile, viagem uruguai, viagem argentina, trip, road trip, trippers, uma road trip pela america do sul

Two Trippers

Clique e confira outros posts do nosso diário de bordo.

Diário de Bordo do projeto Trippers - Uma road Trip pela América do Sul
Roteiros de viagem, diário de bordo, viagem chile, viagem uruguai, viagem argentina, trip, road trip, trippers, uma road trip pela america do sul
  • facebook
  • Instagram Limpa
  • YouTube Limpa
Roteiros de viagem, diário de bordo, viagem chile, viagem uruguai, viagem argentina, trip, road trip, trippers, uma road trip pela america do sul
Confira infográficos e estatísticas do projeto Trippers - Uma road Trip pela América do Sul
Confira o itinerário do projeto Trippers - Uma road Trip pela América do Sul
Diário de Bordo do projeto Trippers - Uma road Trip pela América do Sul
Conheça um pouquinho mais sobre nossa viagem - Trippers - Uma road Trip pela América do Sul
Roteiros de viagem, diário de bordo, viagem chile, viagem uruguai, viagem argentina, trip, road trip, trippers, uma road trip pela america do sul
bottom of page